Os Vizinhos de Belém solicitaram informações à Administração do Porto de Lisboa sobre a instalação de um gerador a diesel na via pública, junto à Doca do Bom Sucesso.

📤 Mensagem enviada pelos Vizinhos de Belém


Na sequência das recentes interações entre os Vizinhos de Belém e a Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE) da Câmara Municipal de Lisboa, em que sinalizámos as nossas preocupações com a Frente Ribeirinha Ocidental e, em particular, com o funcionamento ininterrupto de um gerador junto ao espaço recentemente requalificado e concessionado na Doca do Bom Sucesso, vimos por este meio:

Juntamos em anexo uma fotografia do referido gerador, para seu conhecimento e referência.

Sublinhamos que não questionamos a necessidade daquele novo equipamento estar eletrificado. Foi, aliás, com enorme satisfação que assistimos à requalificação do edifício e à concessão de um espaço para snack-bar.

A nossa insistência e o nosso apelo é bastante prático e objetivo.

Dependendo da previsão realista que a Autoridade Portuária tiver para a definitiva instalação da rede elétrica no local, deverá ser mitigado o impacto que este gerador tem na Frente Ribeirinha (pelos motivos já identificados anteriormente, desde logo o ruído, a poluição atmosférica, a poluição visual, etc.).

Em nossa opinião, não havia necessidade, por exemplo, de ter instalado o gerador com o escape virado para o passeio onde circulam as pessoa

Com efeito, o gerador poderia/deveria não estar visível de todo, se tivesse sido instalado atrás do edifício, com o escape virado para a estrada, e não junto à empena oriental do edifício com o escape virado para a Doca e para as pessoas que ali circulam.

Assim, tendo em conta que esta situação já dura há vários meses, que nenhum trabalho de eletrificação foi identificado em concurso/adjudicação e que, no último e-mail, não conseguimos identificar qualquer previsão objetiva para a prossecução desses trabalhos, questionamos se será viável mover o gerador, rodando-o 180º e colocando-o nas traseiras do edifício, entre a faixa de rodagem e a parede Norte do mesmo.

📥 Resposta aos Vizinhos de Belém


Estamos a aguardar a avaliação final da equipa da Administração do Porto de Lisboa.

Tomamos devida nota do presente email que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.

Permita-nos antes de tecer quaisquer considerações, informar V. Exas. acerca da estrutura a que se refere, recentemente implantada junto à Doca do Bom Sucesso.

Trata-se do edifício de apoio à Doca do Bom Sucesso onde se encontram instalados, para além do espaço snack-bar que identificou e de um espaço destinado à gestão e apoio à doca, é também dotado de balneários e instalações sanitárias de utilização pública.